Please login first
Introdução ao Ensino de Física de Partículas através de um jogo de cartas
* 1 , 2
1  Unifal-MG/MNPEF
2  Unifal-MG

Abstract:

Vivemos num mundo interconectado, no qual uso de mídias e aplicativos é cada vez mais comum na sociedade. Entretanto, o conhecimento dos conceitos físicos envolvidos no funcionamento de tais tecnologias nem sempre está presente no repertório dos alunos. Para amenizar este problema e acompanhar a evolução tecnológica, o Ensino de Física não pode prescindir de incluir entre os temas abordados no Ensino Médio, conceitos de Física Moderna e Contemporânea. A possibilidade de utilizar os próprios artefatos tecnológicos, como simulações computacionais e outros softwares, para abordar tais conteúdos, esbarra no dilema das Escolas Públicas sem recursos. Com o intuito de oferecer uma alternativa viável para enfrentar estes desafios, montamos uma sequência didática centrada num jogo de cartas, para ensinar Física de partículas, com ênfase no Modelo Padrão. O jogo, similar ao popular UNO, consiste em dezesseis cartas que representam quarks, léptons e bósons, do qual participam até cinco jogadores, cada um com oito cartas, para disputar a partida. As regras do jogo são similares às do UNO original, ganha o jogador que se livrar de todas as cartas que tem na mão. Essa proposta pretende além de abordar o Modelo Padrão da Física de Partículas, resgatar a interação e o convívio nas relações sociais entre os alunos na sala de aula, já que estão cada vez mais distantes uns dos outros, reclusos em seus próprios mundos “virtuais”. Na fase de avaliação, utilizamos um conjunto de questões que levam em consideração o conhecimento prévio dos alunos quanto aos conteúdos abordados e visam despertar o interesse a respeito dos temas. Os assuntos vão desde a evolução do modelo atômico até conceitos de Física Moderna, como efeito fotoelétrico e a Física Contemporânea, como o bóson de Higgs. A aplicação desta proposta em uma Escola Pública, teve resultados satisfatórios na avaliação pelos alunos.

Keywords: Ensino de Física; Modelo Padrão de Física de Partículas; Jogos Didáticos.
Top