Apresentamos uma proposta para a utilização de experimentos ao ar livre que remetam a situações cotidianas. Encenamos situações com o potencial para servir de experimentos que demonstrem conceitos de mecânica clássica, utilizamos a câmera de um telefone celular para gravar as cenas e usamos o software Tracker com intuito de extrair e analisar os vídeos. Resgatamos o experimento clássico de Galileu a fim de demonstrar a inércia, com o uso de uma motocicleta com o lançamento vertical de uma bola de basquete, analisamos o lançamento oblíquo por meio do arremesso de uma bola de basquete, medimos o movimento superamortecido de uma bola de tênis quicando e conferimos a trajetória de menor tempo representada pela braquistócrona com o uso de uma marca feita no pneu de uma bicicleta em movimento. Todas as cenas selecionadas se mostraram adequadas como recurso didático para aulas de física experimental.As atividades ao ar livre abrem a possibilidade da interlocução entre disciplinas do ensino médio com ênfase em Educação Física
Previous Article in event
Next Article in event
Next Article in congress
Uma proposta do uso de vídeo-análise para o Ensino de Física
Published:
13 November 2018
by MDPI
in MOL2NET'18, Conference on Molecular, Biomed., Comput. & Network Science and Engineering, 4th ed.
congress NICEXSM-04: North-Ibero-American Congress on Exp. and Simul. Methods., Valencia, Spain-Talca, Chile-Miami, USA, 2018-2019
Abstract:
Keywords: Ensino de Física, experimentos ao ar livre, vídeo-análise, mecânica clássica