O smartphone é um artefato tecnológico onipresente, cujo uso em sala de aula é considerado por professores e diretores das escolas como um problema. Para reverter este quadro e transformar o smartphone de vilão a aliado nas aulas de Física no EnsinoMédio, apresenta-se a proposta de utilizar o aparelho para visualizar elementos de Realidade Aumentada em locais indicados por marcadores dispostos na lousa pelo professor. A proposta utiliza-se de softwar e aplicativo previamente instalado nos smartphones dos alunos, representações 2-D e 3-D, animações de gráficos de funções, diagramas, animações e simulações de fenômenos físicos. Com o uso destes recursos espera-se otimizar o tempo das aulas, resgatar o interesse dos alunos pelas aulas de física e, facilitar a aprendizagem de conceitos físicos abstratos.
Previous Article in event
Next Article in event
Next Article in congress
REALIDADE AUMENTADA E SMARTPHONE COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE FÍSICA
Published:
15 November 2018
by MDPI
in MOL2NET'18, Conference on Molecular, Biomed., Comput. & Network Science and Engineering, 4th ed.
congress NICEXSM-04: North-Ibero-American Congress on Exp. and Simul. Methods., Valencia, Spain-Talca, Chile-Miami, USA, 2018-2019
Abstract:
Keywords: Ensino de física; Realidade Aumentada; tecnologias de Informação e Comunicação; smartphone.